terça-feira, 24 de março de 2015

Toda criança deve ser protegida!



Toda mãe (e pai também) enche os filhos e as filhas de cuidado. Sabemos, quase que instintivamente, que precisam de proteção e carinho. Cuidado com a alimentação, com o crescimento saudável, com frio, calor, higiene, educação...  Apesar de parecer óbvio, muitas crianças têm seus direitos violados diariamente, por este motivo em 1990 (depois de muita luta e da conquista da constituição cidadã  de 1988) nasceu o ECA - Estatuto da Criança e do Adolescente. Essa legislação regulamenta a doutrina da proteção integral à infância, percebe a criança e o adolescente como pessoas em fase de desenvolvimento, dotadas de direitos e necessidades específicas. Hoje quero falar de outro tipo de cuidado, as vezes ficamos meio sem jeito, sem saber como abordar esse tema com as crianças. Mas sabemos que quanto mais cedo conversamos com as elas sobre este tema mais as protegeremos. Estou falando sobre a violência sexual! É assunto sério, que em muitos casos acontece dentro de casa e afeta diretamente o desenvolvimento mental e social da criança. 


Sempre pensei muito em como conversar sobre isso com Luan, afinal a informação é a melhor proteção. Descobri na internet um projeto muito bom: Pipo e Fifi.


No site www.pipoefifi.org.br você pode fazer o download de um livro que de forma lúdica e divertida fala sobre a prevenção do abuso sexual na infância, além do livro você encontra várias outras atividades.


Já li o livro para Luan, e confesso que depois da leitura conversar sobre o tema ficou mais fácil. Meu objetivo agora é passar esse projeto adiante, tenho dois fortes motivos para isso. 
1- Luan já o conhece e logo Lucca também conhecerá, mas a minha responsabilidade com as crianças (também estabelecida no ECA) vai além. Crianças são de responsabilidade da família, da sociedade e do Estado. Como parte da sociedade me sinto responsável por nossas crianças. 
2- Abuso sexual de crianças e adolescente é crime com penas previstas na lei, ainda assim, mesmo que o culpado pague pelo mal que fez, o trauma é muito grande para as vítimas. Elas não serão vítimas para sempre, com apoio irão superar, mas prevenir ainda é o melhor remédio.

Espero que gostem da dica e das informações deste post
Por hoje é só!
Mais um registro da minha experiência como mãe de dois...

Nenhum comentário:

Postar um comentário